sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parceiros internacionais do INCT-ECCE participam de atividades de pesquisa, cursos e conferências no país


São Carlos, 13 de outubro de 2010.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) trará, nas próximas semanas, os pesquisadores William McIlvane e Richard Serna, da University of Massachusetts Medical School (UMASSMED) e do Eunice Kennedy Shriver Center for Mental Retardation, para atividades de pesquisa, ensino e disseminação.

Os pesquisadores William McIlvane e Richard Serna realizam investigações nas áreas de desenvolvimento cognitivo e da linguagem em populações com necessidades especiais, e são parceiros de grupos brasileiros vinculados ao INCT-ECCE em estudos sobre aquisição de linguagem e no desenvolvimento de tecnologias e programas de ensino destinados a populações com necessidades especiais. Visitarão o Brasil – a convite do INCT-ECCE – no período de 20 de outubro a 10 de novembro
de 2010. Na primeira semana participarão, com colegas brasileiros da UFSCar, UnB e UFPA, de atividades conjuntas na XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), a ser realizada em Curitiba. Depois do congresso os pesquisadores visitarão os laboratórios associados ao INCT-ECCE, onde oferecerão cursos de curta duração e conferências para alunos de graduação e pós-graduação, abertas também a alunos de outras instituições. Além dos cursos e conferências, os pesquisadores terão uma extensa atividade de discussão de projetos, em andamento e em preparação, nos quais são colaboradores.

Professor Richard Serna, PhD.

Professor do Departamento de Psiquiatria da UMASSMED, desenvolve pesquisas sobre discriminação auditiva em populações autistas e com transtornos de desenvolvimento. Atualmente desenvolve programas onlinede educação à distância para o treinamento de pais e profissionais que lidam com indivíduos autistas

Agenda:
20 a 23/10. (Reunião da SBP/Curitiba) -Avaliando julgamentos não-verbais de igualdade/diferença de estímulos auditivos em indivíduos com déficits intelectuais: uma investigação metodológica.
Público alvo: participantes da XL Reunião Anual da SBP.

24 a 30/10. (UFSCar) -Curso: Children with Developmental Disabilities: Issues in Stimulus Control.
Curso de 15 horas (1 crédito) -Inscrições na secretaria do PPGPsi.
Público alvo: alunos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Educação/Pedagogia, Educação Especial e áreas afins.
Local: Departamento de Psicologia da UFSCar.

31/10 a 04/11. (UnB) -Conferência: Aprendizagem discriminativa para populações com repertórios rudimentares.
Público alvo: alunos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Educação/Pedagogia, Educação Especial e áreas afins.


Prof. William McIlvane, PhD.

Professor dos Departamentos de Psiquiatria e de Pediatria da UMASSMED e Diretor de Pesquisas do E.K.ShriverCenter, dirige um extenso programa de pesquisas sobre diversos problemas relevantes ao entendimento de comportamentos de pessoas com transtornos neurodesenvolvimentais. Um de seus focos de estudo é o desenvolvimento de métodos para ensino progressivo de comportamentos simbólicos para essa população.

Agenda:
20 a 23/10. (ReuniãodaSBP/Curitiba) -Participação em reunião de trabalho com os membros do INCT-ECCE.

24 a 27/10 e 31/10 a 4/11. (UFSCar) -Discussão e avaliação de projetos (atividade interna ao INCT).

26/10. (UFSCar) -Conferência: Avanços recentes na análise de processos simbólicos em populações não verbais.
Público alvo: alunos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Educação/Pedagogia, Educação Especial e áreas afins.
Local: Departamento de Psicologia da UFSCar.

28 a 30/10. (UNCISAL) -Discussão e avaliação de projetos (atividade interna ao INCT).

4 a 11/11. (UFPA) -Discussão e avaliação de projetos (atividade interna ao INCT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário